domingo, 23 de janeiro de 2011

Doenças Como o Câncer

Doença é sempre uma coisa que nos assusta.Nãonos interessa se é grave, se é tóxico, se é mortal. Doença é doença. E para todo doente esperamos que exita alguns remédios para curar aquela coisa indesejada: a doença.

No câncer eu penso que seja um pouco mais complexo. A doença se desenvolve silenciosamente. No final das contas é uma mutação das nossas próprias células. Estranho né? Mas, no fundo, é verdade. A esta enfermidade não nos podemos culpar, nem a nenhum vírus, bactéria ou qualquer coisa. Lembre-se daquele papo da “seleção natural”, de Darwin.

Assim como os seres evoluem, junto a estas evoluções estão, claro, imperfeições, falhas. Essas falhas podem vir de duas maneiras: espontâneas ( digo, sem genética ) ou genéticas ( quando alguém próximo da família teve e você descende esta pessoa).

O primeiro caso, que eu chamei de espontâneo, vem qunado a pessoa adiquire a mutação. Isso pode acontecer por muitos motivos. Por exemplo, o câncer de pele pode-se desenvolver em uma pessoa que tenha a pele muito desprotegida que esteja em constante exposição ao sol ou não. Basta o sol ser daquelas horinhas não recomendadas ( entre as 10 da manhã e as 5 da tarde ).

Já o segundo caso, digamos que a sua mãe teve câncer de pele antes de engravidar de ti. Você nascerá com chances de desenvolver este câncer. Entendeu? Isto não quer dizer que você terá. Isto quer dizer que se você não se cuidar, você desenvolverá. Senão, você não o terá.

Por enquanto é isto que tenho a falar. Mesmo meio incompleto de informações, penso já ter exclarescido algumas dúvidas. Outro dia eu volto a escrever sobre o assunto. Espero que amanhã.

Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui!