sábado, 1 de agosto de 2009

Isolante Térmico de caixa de longa vida

Gente, há um tempo eu estive pensando numa reportagem, que vi uns anos atrás, sobre reciclar a caixinha de leite longa vida e usá-la como isoloante térmico em casa.
A casa fica até 9°C mais fresca no verão, e esquenta, claro, um pouco, no inverno.
É barato (hoje nem tanto...) e funciona. Muito legal também por que você só precisa de cola branca e a caixinha.
A receita e a reportagem estão neste site, da Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos - a COBRAP COBRAP.ORG.BR

Como fazer ??
     O primeiro passo é abrir totalmente as caixinhas, descolando as emendas e fazendo um corte vertical para que a embalagem fique completamente plana.
    Em seguida, é feita a limpeza com água, sabão em pó e um pouco de desinfetante. Depois de secas, as embalagens devem ser coladas lado a lado, com cola branca ou de sapateiro, formando uma manta sobre a laje superior da casa, abaixo do telhado.
    Para o perfeito funcionamento do isolamento térmico, é muito importante que a manta não encoste nas telhas, deixando um espaço mínimo de dois centímetros para a circulação do ar.
     O professor da Unicamp diz que a manta de Tetra Pak bem aplicada tem o mesmo desempenho dos placas de alumínio (foils) vendidos no mercado, ajudando inclusive na proteção contra goteiras provocadas por falhas no telhado.
     A explicação está na composição das caixinhas, formadas por 5% de alumínio, 20% de plástico e 75% de papelão. O alumínio reflete mais de 95% do calor, ajudando a diminuir a temperatura interna dos ambientes em até 8º C.

Reciclando as idéias, reciclando os materiais. Economizando dinheiro, Resolvendo dois problemas!

Good Luck!